segunda-feira, 11 de junho de 2007

LIBERDADE DE IMPRENSA PARA QUEM?

Hélio Costa promete mais repressão às rádios comunitárias

Ministro, não contente com o fechamento de 1.602 rádios apenas em 2006, indica que os responsáveis têm que ser punidos, até com reclusão

31/05/2007
Renato Godoy de Toledo
da redação
Fonte: http://www.brasildefato.com.br

O ministro das Comunicações Hélio Costa afirmou, nesta quarta-feira (30), que pretende recrudescer o processo de criminalização às rádios comunitários. Para ele, apenas o fechamento de 1.602 rádios só no ano passado não é o bastante, os responsáveis têm que ser punidos, até com reclusão. Para isso, o ministro pretende recorrer à Justiça.

De novo, o principal argumento para a repressão é a suposição de que o sinal dessas rádios interfere na comunicação dos aviões com as torres de comando. Um relato do ministro da Defesa Waldir Pires trouxe o debate para a grande imprensa. Segundo Pires, o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), teve que interromper os pousos e decolagens em função de uma interferência provocada pela "Rádio Gospel".

O sociólogo e professor de comunicação da Universidade de Brasília (UNB), Venício de Lima, avalia que, ao invés de aumentar a repressão, o Ministério das Comunicações (Minc) deveria legalizar dezenas de rádios comunitárias que entraram com pedido e continuam engavetados no Minc há anos. "A eventual interrupção [nas conversas entre piloto e torre de comando] provocada por uma ou duas rádios não justifica a repressão às demais rádios comunitárias", afirma Venício.

"Se existem muitas rádio ilegais, o ministério deveria apressar o processo de legalização, não reprimir", conclui.


LIBERDADE DE IMPRENSA PARA QUEM????

Lula muda tom do discurso e diz que a não renovação da concessão da RCTV foi democrática [1]. Lula havia dito que "Se muitas vezes, depois de uma saraivada de más notícias, eu acho ruim, muito pior seria se não existisse democracia nesse país para a imprensa dizer o que bem entende, na hora em que bem entende e ser julgada pelo único julgador, os ouvintes, os telespectadores e os leitores" [2].Dada a matéria acima, uma pergunta: - LIBERDADE DE IMPRENSA PARA QUEM??????????


"Os capitalistas chamam liberdade de imprensa a compra dela, servindo-se da riqueza para fabricar e falsificar a opinião pública" (Lênin).

[1] http://www.vive.gob.ve/inf_art.php?id_not=4364&id_s=6&id_ss=2;
[2] http://www.estadao.com.br/ultimas/nacional/noticias/2007/mai/29/402.htm

2 comentários: