domingo, 29 de março de 2009

PCB: 87 anos de luta

Comemorou-se no dia 25 último os 87 anos do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Desde a sua fundação em 1922 tem sido um partido marcado por lutas e mesmo tendo sofrido com a repressão e vivenciado várias tentativas liquidacionistas ao longo de sua história, nunca deixou se abater, mantendo seus princípios na defesa dos interesses dos trabalhadores da cidade e do campo.
Mais recentemente o Brasil, juntamente com os demais países capitalistas, tem sofrido um processo de crise e esgotamento das propostas neoliberais e social-democratas mostrando mais uma vez a importância de uma política revolucionária, comunista e de comprometimento com o proletariado. É nessa perspectiva que encontra-se o PCB na atualidade, que marca presença e vanguardeia em várias lutas sociais como a campanha "O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO" que já foi tema de luta para o PCB na década de 50. Outro instrumento importante que o PCB constrói, juntamente com outras forças políticas, é a Intersindical, que se propõe a dar um novo impulso ao movimento sindical brasileiro, buscando fazer desta um instrumento de organização dos trabalhadores para que possam conquistar e defender direitos trabalhistas, como a luta pela redução da jornada de trabalho sem redução dos sálarios, uma medida que serve para amenizar os efeitos da crise do capitalismo mundial, é importante lembrar que o Brasil perdeu, nos últimos três meses, 750 mil empregos formais.
O PCB hoje conclama as demais forças realmente revolucionárias e que não se venderam ao capital para cerrar fileiras junto conosco na construção de uma sociedade sem explorados e sem exploradores, uma sociedade socialista na perspectiva do comunismo. É com esse comprometimento com as causas do proletariado que o PCB define a sua atuação, mostrando que a revolução socialista é possível e uma necessidade imperativa da humanidade.

Adriana C. Henning (graduanda em Ciências Econômicas pela UFSM e militante do PCB)

Um comentário:

  1. Ficou muito bom o texto!
    Como diz o camarada Ivan Pinheiro: O CAPITALISMO E A SOCIAL-DEMOCRACIA ESTÃO NUS!

    ResponderExcluir