quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Sem terra é assassinado durante despejo

Um integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi assassinado na manhã desta sexta-feira (21) no município de São Gabriel, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Elton Brum, de 44 anos, foi morto com um tiro nas costas de arma calibre 12 durante o despejo dos 700 sem terra que ocupavam a Fazenda Southall desde o dia 12 de agosto.

O agricultor foi levado ao Hospital de São Gabriel pelos próprios policiais, que informavam que Brum fora vítima de um mal súbito. A versão, porém, foi desmentida pelo próprio hospital, que confirmou que a morte foi causada por disparo de arma de fogo.

De acordo com a Brigada Militar, 14 pessoas ficaram feridas durante a ação. No entanto, o deputado estadual Dionilso Marcon (PT-RS), que acompanhou a identificação do corpo no hospital, garante que o número de feridos com estilhaços, espadas e mordidas de cachorros é maior do que o divulgado pela polícia.

A ocupação da fazenda iniciou durante a Jornada Nacional pela Reforma Agrária e reivindicava a aplicação dos recursos para saúde, educação e infraestrutura nos assentamentos da região e desapropriação do restante da Fazenda Southall, que teve parte desapropriada em 2008. Eles também pediam a liberação imediata, na Justiça, das fazendas Antoniazzi e 33, em São Gabriel, para o assentamento das famílias acampadas no estado.

Na semana passada, também em São Gabriel, 250 integrantes do MST que ocuparam a Prefeitura da cidade foram despejados de forma truculenta e torturados pela Brigada Militar. Segundo os sem terra, os policiais montaram um “corredor polonês” para que os manifestantes levassem socos e chutes dos policiais. Integrantes do MST acusam a Brigada Militar, ainda, de ter orientado o hospital do município a não atender os 50 sem terras que ficaram feridos e que receberam apenas cuidados rápidos.


Fonte: Brasil de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário