sexta-feira, 20 de julho de 2012

União da Juventude Comunista - VI Congresso 2012

Fábio Bezerra*
Realizou-se na cidade de Niterói, nos dias 12, 13, 14 e 15 de Julho, o VIº Congresso Nacional da UJC.
Estiveram presentes delegações de 14 estados e membros da base de estudantes de medicina em Cuba.
O congresso ocorreu na mais absoluta harmonia com destaque para diversos debates nos grupos de discussão que revelaram o grau de amadurecimento de nossa militância, a sintonia com as resoluções congressuais do Partido e principalmente a diversidade de áreas na quais a UJC está conseguindo organizar seus núcleos.
Foram realizadas plenárias sobre as ações da juventude na cultura, entre os jovens trabalhadores, sobre o movimento estudantil, além de uma plenária geral a respeito da nossa participação na Greve dos Docentes da IFES que nesse momento atinge mais de 95% das universidades federais.
Foi eleita uma nova coordenação nacional com 21 membros efetivos e 5 suplentes e um conjunto de ações tais como: seminários, campanhas de solidariedade, cursos de formação que serão discutidos para encaminhamento já no mês de agosto, data da primeira reunião da coordenação nacional da UJC.
Tivemos a presença das seguintes delegações internacionais:
Juventudes dos Partidos Comunistas de Cuba, Paraguai e Venezuela, além do representante da Direção Nacional da KNE (Juventude Comunista do PC Grego); além de mensagens escritas e ou filmadas de outras organizações comunistas juvenis, tais como as do Partido Comunista do México, Juventude Comunista da Colômbia, entre outras.
Além destas organizações na abertura de nosso Congresso estiveram presentes as juventudes do PSOL, CCLCP, PSTU e PCR.
O congresso terminou em um bom clima político, revigorado com as boas discussões que ocorreram tanto nos grupos de debates quanto na plenária final e com significativa empolgação das bancadas que puderam participar de um evento qualificado e à altura da nova fase pela qual passa a organização da UJC e a relação da juventude com o Partido.
Estiveram presentes durante o Congresso todos os membros da SNJ, além dos camaradas Edmilson Costa, Eduardo Serra, Ivan Pinheiro e Edilson Gomes, Paulo Schuller, Mauro Iasi e Dário todos membros do CC.
Em breve seguirá as resoluções do Congresso, assim como fotos e vídeos.
*Secretário Nacional de Juventude do CC/PCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário