sexta-feira, 10 de abril de 2009

Atitude estranha da UNE

12º CONEB, EM SALVADOR: A UNE PRETERIU A AEPET DE EXPOR O CONTRADITÓRIO SOBRE OS LEILÕES DA ANP, DEFENDIDOS POR HAROLDO LIMA (PCdoB/BA)

O presidente da AEPET, Fernando Leite Siqueira, condenou veementemente, nesta segunda-feira (06/04), a atitude estranha da UNE (União Nacional dos Estudantes) em preteri-lo, com falsas desculpas, de participar do 12º Conselho Nacional de Entidades de Bases (CONEB), realizado entre os dias 17 a 20/01/09, em Salvador (BA), onde atuaria na Mesa Redonda `A descoberta do Pré-sal e o Desenvolvimento do Brasil`. Respondendo a uma ponderação feita pelo delegado ao 12º CONEB, Helio Rodak de Quadros Junior, do Centro Acadêmico Livre de Engenharia Civil (CALEC), sobre a ausência da AEPET no encontro, Siqueira informou que a Associação dos Engenheiros havia colocado três funcionárias, que durante três dias tentaram, em vão, confirmar com a UNE a participação dele [Siqueira] no encontro. Ele esclareceu ainda que já estava com tudo acertado – voos, hospedagem, entre outras providências – e de repente a UNE interrompeu os contatos, ficou incomunicável. `Eu próprio passei três correios eletrônicos para a Cassia, que foi quem fez o primeiro contato. Não tivemos qualquer resposta. Insisti, dizendo que a UNE era fundamental nessa luta e, se fosse o caso a AEPET bancaria as despesas. Nem ao menos uma resposta foi dada. Agora, parece que ficou tudo claro. Colocaram a ANP para falar no meu lugar. E mentiram para os estudantes dizendo que eu não pude ir`. Siqueira lamentou o ocorrido. Esta agência, mesmo o governo tendo constatado que o marco regulatório é ruim e estuda revê-lo, insistiu na realização do 10º leilão e para manter as Rodadas de Licitações. O delegado do Centro Acadêmico Livre de Engenharia Civil (CALEC), no 12º CONEB, Helio Rodak de Quadros Junior, emitiu, no dia 03/04/09, um documento intitulado `Chamada de atenção à União Catarinense de Estudantes (UCE)`, onde condena tal atitude contra o presidente da AEPET. No início do documento, o dirigente ressaltou: `Venho por meio desta chamar a atenção da União Catarinense de Estudantes para um fenômeno que põe em risco a legitimidade do movimento estudantil: a influência de práticas partidárias que negam o debate crítico`. E destacou também: `A ausência do Sr. Siqueira nesse evento não pode ser tratada como irresponsabilidade da organização ou acaso de falta de comunicação, e sim um fato político: a AEPET apresenta um forte contraponto no debate sobre os leilões das bacias de petróleo, especialmente por ter domínio técnico e denso embasamento teórico no enfrentamento à política de realização de leilões do petróleo, política que ainda é mantida pelo governo federal`. (Redação)

Leia abaixo a íntegra do documento do delegado ao 12º CONEB, Helio Rodak de Quadros Junior, do Centro Acadêmico Livre de Engenharia Civil (CALEC)


CHAMADA DE ATENÇÃO A UNIÃO CATARINENSE DE ESTUDANTES - UCE

Florianópolis, 03 de Abril de 2009.

Venho por meio desta chamar a atenção da União Catarinense de Estudantes para um fenômeno que põe em risco a legitimidade do Movimento Estudantil: a influência de práticas partidárias que negam o debate o crítico.

O fato gerador de minha afirmação foi a conversa pessoal que realizei com o Eng. Fernando Siqueira, presidente da Associação de Engenheiros da PETROBRAS - AEPET, no dia 2 de abril, quando o questionei sobre sua ausência no 12.º Conselho Nacional de Entidades de Bases, evento organizado pela União Nacional de Estudantes - UNE, no qual ele comporia da Mesa redonda `A descoberta do Pré-Sal e o Desenvolvimento do Brasil`.

Em resposta ao meu questionamento, o presidente afirmou que estava confirmado para ir a Bahia participar de tal mesa redonda, mas às vésperas do evento, não conseguiu mais entrar em contato com a organização: o celular, o correio de voz e correio eletrônico que a UNE havia lhe passado, quando esta entrou em contato para convidá-lo, em nenhum destes teve resposta. Todavia, durante o CONEB, a resposta que o diretor da UNE que coordenava a mesa havia dado sobre a ausência do Sr. Siqueira foi a sua impossibilidade de vir, de modo que tivemos no debate apenas o ponto de vista do conferencista da Agência Nacional do Petróleo.

A ausência do Sr. Siqueira nesse evento não pode ser tratada como irresponsabilidade da organização ou acaso de falta de comunicação, e sim um fato político: a AEPET apresenta um forte contraponto no debate sobre os leilões das bacias de petróleo, especialmente por ter domínio técnico e denso embasamento teórico no enfrentamento a política de realização de leilões do petróleo, política que ainda é mantida pelo governo federal.

A Associação de Engenheiros da PETROBRAS denunciou no artigo `BARRAR OS LEILÕES DO NOSSO PETRÓLEO` a conivência de Haroldo Lima (vice-presidente do Partido Comunista do Brasil, diretor geral da Agência Nacional do Petróleo) com o `entreguismo` do petróleo e a intervenção da petrolífera norte-americana Halliburton, pelo diretor da ANP Nelson Narciso.

Dito isto, afirmo que os delegados do Brasil todo que participaram do 12.º CONEB não tiveram acesso a esse ponto de vista, ficando apenas com a posição daquele diretor da ANP e de alguns estudantes que tentavam em menos de 3 minutos expor uma ótica alternativa.

Por fim, sob hipótese alguma quero acusar o PCdoB ou a União da Juventude Socialista (ligada ao partido) de ter impedido o debate com a AEPET. Mas sou obrigado a chamar a atenção do perigo que correm as entidades estudantis se continuarem sob a hegemonia de um determinado grupo, ouvindo apenas `determinadas versões dos fatos`. Ciente de que na Universidade Federal de Santa Catarina conseguimos remediar parte desse problema trazendo a AEPET para debater com mais de 200 estudantes do Centro Tecnológico, além de simpatizantes de centro vizinhos, colocando mais um ponto de vista no debate; sugiro a UCE que promova um debate de porte estadual expondo toda essa gama de pontos de vista e comece a enfrentar o desequilíbrio de debates gerado pela hegemonia de determinados grupos aqui dentro, especialmente os ligados a partidos políticos que são base do governo federal.

________________________________

Helio Rodak de Quadros Junior

Delegado pelo Centro Acadêmico Livre de Engenharia Civil - CALEC no 12.º CONEB.


FONTE: http://www.aepet.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário