sábado, 25 de abril de 2009

É perigoso!

Ângelo Alves

Às manobras dos EUA face a Cuba – que mantêm a mesma política – os países da ALBA responderam também. Palavra a Evo Morales: «Cuba foi expulsa da Organização dos Estados Americanos em 1962] por ser leninista, marxista, comunista. Eu quero dizer aos membros da OEA, aqui, que me declaro marxista, leninista, comunista, socialista. Agora expulsem-me.»

No passado fim-de-semana realizaram-se na América Latina duas Cimeiras, e não uma, como se tentou fazer passar nos media dominantes. A propagandeada V Cimeira das Américas (da OEA), e a ocultada VII cimeira da Alternativa Bolivariana para os Povos da nossa América (ALBA) que reuniu Bolívia, Cuba, Venezuela, Nicarágua, Dominica, Equador, Honduras, Paraguai, São Vicente y Granadinas e que contou com a presença de Miguel d’Escotto – Presidente da Assembleia Geral da ONU, facto convenientemente ocultado pelos «nossos» media.

Porque se escondeu então a Cimeira da ALBA e o seu conteúdo? Simples, porque foi profundamente incómoda para os EUA e para a operação de charme de Obama na Cimeira da OEA. OS EUA queriam, nesta Cimeira, fugir à discussão de fundo sobre a crise do capitalismo. Os países da ALBA abordam-na com uma clareza notável. Os EUA queriam realizar uma ofensiva diplomática de «abertura» na América Latina, assente em declarações generalistas e desprovidas de iniciativa diplomática real – nomeadamente relativamente a Cuba. Os países da ALBA posicionaram-se exactamente no plano das políticas concretas, da exigência de passos reais pelos EUA, da afirmação da soberania e da rejeição das «lições de democracia» de Hillary Clinton.

Nada melhor que dar a palavra aos protagonistas: No Documento Final da Cimeira da ALBA(1) é referido que «o projecto de Declaração da V Cimeira das Américas é insuficiente e inaceitável». Porque «não dá respostas ao tema da crise económica global» – uma crise que «é global, de carácter sistémico e estrutural» (…) «e que não é uma falha da regulação do sistema, mas sim uma parte constitutiva do sistema capitalista» - e porque «exclui injustificadamente Cuba sem fazer menção ao consenso geral existente na região para condenar o bloqueio e os intentos de isolamento do seu povo e governo». Razões, pelas quais, um alargado conjunto de países – «os líderes da esquerda radical da América Latina»(2) na linguagem trauliteira e rancorosa com que um diário português brinda os chefes de Estado – não assinou a Declaração Final da Cimeira da OEA.

Na Cimeira da ALBA - que se colocou nos antípodas das conclusões do G20 e em que se advogou a «a transformação total do FMI, do Banco Mundial e da OMC, que com os seus condicionamentos neoliberais contribuíram para esta crise» - a «fuga» das principais potências capitalistas à discussão sobre as reais razões e soluções da crise - encerrando-a nos fóruns internacionais que controlam – teve nas palavras do Presidente da Assembleia Geral da ONU(3) uma contundente resposta: «A [Organização das] Nações Unidas é uma ditadura». «Aqueles que andam sempre com a cantiguita da democracia como condicionamento para os seus propósitos» são aqueles que «põem todos os obstáculos imagináveis para impedir a democratização da ONU», concluindo a sua intervenção com o importantíssimo anúncio da realização da Conferência mundial da ONU sobre a crise financeira, aprovada por consenso na Assembleia Geral a 7 de Abril, por proposta da Venezuela.

Às manobras dos EUA face a Cuba – que mantêm a mesma política – os países da ALBA responderam também. Palavra a Evo Morales: «Cuba foi expulsa da Organização dos Estados Americanos em 1962] por ser leninista, marxista, comunista. Eu quero dizer aos membros da OEA, aqui, que me declaro marxista, leninista, comunista, socialista. Agora expulsem-me.»
Os povos falaram, e falaram grosso nas duas Cimeiras. Por isso Obama falou baixinho e deu apertos de mão. É a luta de classes a irromper nas cimeiras internacionais, com os povos da América Latina na ofensiva. E isso, de facto, a imprensa do sistema não podia mostrar… É perigoso!
____________________
(1) http://www.alternativabolivariana.org/modules.php?name=News&file=article&sid=4292
(2) Diário de Notícias – 19-04-09 – «Evo morales faz desafio a Obama»
(3) http://www.alternativabolivariana.org/modules.php?name=News&file=article&sid=4282

FONTE: http://www.avante.pt/noticia.asp?id=28784&area=24

Nenhum comentário:

Postar um comentário