segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Presidente cubano abre oitava cúpula da ALBA


Havana, 13 dezembro. A Oitava Cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América, foi inaugurado hoje pelo presidente cubano, Raúl Castro, que transmitiu aos presentes, os cumprimentos do comandante-em-Chefe Fidel Castro.

No Palácio das Convenções, em Havana, reúne-se importante reunião regional, que contou com a maioria dos presidentes e chefes de delegações dos nove países membros, a quem Raúl, congratulou em nome do governo cubano e das pessoas.

Ao transmitir as saudações de Fidel disse que este segue de perto os trabalhos da reunião, que coincide com o 15º aniversário da primeira visita à ilha de Hugo Chávez e do V aniversário da fundação da ALBA por ambos os líderes revolucionários.

O presidente cubano disse que foram cinco anos de trabalho duro e de busca comum, no qual se tem alcançado resultados que ainda podem ser superado.

Ele também manifestou alegria com a vitória esmagadora do povo boliviano ao reeleger por ampla maioria o presidente Evo Morales, para um novo mandato, e lamentou a ausência do presidente legítimo de Honduras, Manuel Zelaya.

Raúl pediu aos participantes da Cúpula para contribuirem mais para o fortalecimento da ALBA, como um verdadeiro modelo de integração latino-americana.

Raúl saúda estadistas e chefes de delegações da ALBA

Havana, 13 de dezembro (AIN) o General de Exército Raúl Castro, presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros de Cuba, recebeu hoje nesta capital aos chefes de Estado e de Governo presentes na VIII Cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA).

Raúl cumprimentou pessoalmente cada um dos oito presidentes ou chefe de delegações da América Latina e Caribe que participarão da reunião, no Palácio das Convenções, a partir deste domingo e amanhã.

Bruce Goodwin, embaixador de Antígua e Barbuda em Cuba foi o primeiro a receber o aperto de mão do líder cubano, seguido por Evo Morales Ayma, Bolívia, Aaron Philbert, embaixador de Dominica ante a República Bolivariana da Venezuela e do Coordenador Nacional da ALBA .

Falconi está representado por Fander Equador Benitez, Ministro dos Negócios Estrangeiros, do Comércio e Integração, enquanto Honduras por Patricia Isabel Rodas Baca, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros da nação centro-americana.

Da Nicarágua está presente o seu presidente, Daniel Ortega Saavedra, São Vicente e Granadinas por Andreas Wickham, Secretário Permanente, Ministério dos Negócios Estrangeiros e Venezuela pelo presidente Hugo Rafael Chávez Frías.

Na cerimônia formal também participaram José Ramón Machado Ventura, Primeiro Vice Presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros da ilha, Esteban Lazo, vice-presidente do Conselho de Estado, Rodriguez e Bruno, o chanceler cubano, entre outros.

Tradução: Evandro Both

Fonte: http://www.cuba.cu/noticia.php?actualidad&id=3766

Nenhum comentário:

Postar um comentário