segunda-feira, 2 de julho de 2007

Apresentação

A União da Juventude Comunista, a UJC, apesar de já ter sido aprovada em reunião do Comitê Central do PCB desde o ano de 1925, só viria a ser fundada de fato no ano de 1927, após algumas tentativas de se estruturar sem sucesso. Este fato mostra a dificuldade encontrada pelos pioneiros na tarefa de organizar a Juventude Comunista, dificuldades essas que nunca deixaram de se apresentar durante toda a história da UJC, influenciando em muito na trajetória desta que se apresenta hoje, em seu processo de reorganização, como a mais antiga organização da juventude de esquerda do país.

Durante os seus quase 80 anos, a UJC foi fechada e acionada diversas vezes, ora por conseqüências conjunturais, ora por mudanças táticas do PCB. Porém, é inegável que, além do já mencionado pioneirismo em questões de Juventude, a UJC em muito contribuiu não apenas para o movimento jovem, mas também para o conjunto dos movimentos sociais brasileiros. A UJC, após o XIII Congresso do Partido Comunista Brasileiro, volta a se colocar como uma importante ferramenta a serviço da organização, da mobilização e das lutas da juventude, principalmente a serviço da causa do comunismo.

À época do XIII Congresso do PCB, a UJC já estava ativada em alguns Estados, mas não havia uma organização articulada em nível nacional, o que enfraquecia a sua capacidade de intervenção na juventude e no conjunto da sociedade. Após o Congresso, foi criada, em reunião do Comitê Central do PCB uma Comissão Nacional Provisória da UJC, composta por 10 militantes da Juventude do PCB de diversos Estados, com o objetivo de implementar a atuação da UJC em âmbito nacional e organizar o congresso de reorganização da entidade. O congresso nacional de reorganização da UJC realizou-se em junho de 2006, sendo então dissolvida a comissão nacional provisória e eleita a nova direção nacional. Foram aprovados o Estatuto e uma resolução política. As resoluções do congresso são um importante documento na orientação da atuação da Juventude Comunista, que apresenta, como contribuição ao debate dos Jovens em âmbito nacional e internacional, sua tática e sua estratégia, suas bandeiras de lutas e sua organização.

As resoluções não buscam abarcar de maneira geral os problemas e dilemas na reorganização da UJC e de sua intervenção política e muito menos esgotar este debate, mas são apresentadas como um documento guia que orientará a atuação da UJC e sua intervenção no conjunto dos movimentos sociais, com base na análise concreta da conjuntura e do próprio desenvolvimento da luta pela superação revolucionária do modo de produção capitalista. Com esta orientação, coletiva e democraticamente elaborada, os Jovens Comunistas estarão em melhores condições para desempenhar o seu papel no âmbito dos movimentos sociais e qualificar sua postura na sociedade – principalmente nas esferas juvenis –, frente ao constante bombardeio ideológico da burguesia. Assim, a UJC se apresenta ao conjunto da juventude brasileira, mostrando que é não apenas possível como também necessário organizar revolucionariamente a juventude.

Até a Vitória!
Coordenação Nacional da UJC – Brasil




Carta à juventude brasileira

Entre os dias 15 e 18 de Junho de 2006, ocorreu em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Congresso Nacional de Reorganização da União da Juventude Comunista, onde foi aprovado seu estatuto e eleita uma diretoria nacional. Aprovou-se, também, uma resolução política.

A UJC, fundada em 1° de Agosto de 1927, é hoje a organização jovem de esquerda mais antiga no Brasil. Em seus quase 80 anos, sempre se apresentou para as lutas de nossa juventude e de nosso povo, presente em suas principais batalhas, assim como o PCB, partido a qual mantém ligação política e ideológica, sendo sua juventude.

De grande importância para não só a juventude, mas para o conjunto dos movimentos sociais em luta por um Brasil mais justo e igualitário, a UJC se reapresenta como um importante operador político na realidade, conclamado a necessidade de unificar as forças comprometidas com a superação do estágio atual do desenvolvimento do capitalismo e com a criação de um campo político de esquerda, construído na perspectiva do socialismo como único sistema capaz de solucionar as contradições impostas pelo sistema capitalista, que impossibilitam o desenvolvimento pleno de todas as potencialidades humanas.

Vivemos em tempos de incertezas e turbulências.

"As idéias não poderão jamais levar além de uma fase antiga do mundo – podem apenas levar além das idéias de uma fase antiga do mundo. Alem disso, as idéias nada podem realizar. Para isso, são necessários homens que ponham a funcionar uma força prática".

MARX, Karl & ENGELS, Frederich. Critica da Crítica Crítica contra Bruno Bauer e Consorte – A Sagrada Família

Saudações Comunistas,
Coordenação Nacional da União da Juventude Comunista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário