terça-feira, 30 de junho de 2009

Presidente Zelaya falará na Assembléia Geral das Nações Unidas

Presidente Zelaya falará na Assembléia Geral das Nações Unidas

Tomás Anael Granados Jimenez

Nações Unidas, 29 jun (PL) O porta-voz, Enrique Yeves, comunicou que o presidente de Honduras, Manuel Zelaya, falará amanhã, na Assembléia Geral da ONU, para explicar a situação de seu país após o golpe que o levou para fora do poder.

Está prevista, em princípio, que o presidente de Honduras falará nesta terça-feira, às 15h horas, a convite do presidente deste organismo da ONU, o ex-ministro das Relações Exteriores nicaragüense, Miguel D’Escoto.

Espera-se que após a conclusão do discurso de Zelaya na Assembleia Geral, seja votada uma declaração sobre a situação em Honduras, que está sendo apresentada aos embaixadores dos Estados membros da ONU, anunciou o porta-voz.

Zelaya se encontra na Nicarágua, onde participa de uma Cúpula Extraordinária da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA), onde recebeu um grande apoio contra os golpistas que ontem, domingo, sequestraram-no e foi arrastado para fora do país.

Os opositores golpistas nomearam seu próprio governo, que a comunidade internacional se recusa a reconhecer e apela pelo regresso do presidente constitucional.

D’Escoto anunciou o convite a Zelaya em uma sessão especial da Assembléia Geral, que avaliava a situação nas Honduras e as formas de facilitar a restauração pacífica de seu governo.

Yeves disse a Prensa Latina que o Presidente da Assembléia Geral está satisfeito com a forma como a comunidade internacional está reagindo frente aos graves acontecimentos ocorridos em Honduras.

O porta-voz acrescentou, que D’Escoto espera que os golpistas compreendam a mensagem que estão recebendo da comunidade internacional, que permitam a reintegração no cargo de Zelaya e que os militares regressem aos seus quartéis.

Hoje, o Embaixador de Honduras na ONU, Jorge Arturo Reina, relatou o golpe contra o Presidente Zelaya e disse que o país está sem o seu sistema de governo democrático.

Jorge Reina pediu que a comunidade internacional condene o golpe de Estado e não aceite qualquer governo ilegítimo, no lugar de Zelaya.

LMA / tgj

Fonte: Prensa Latina.
Tradução: Robson Ceron.

FONTE: http://convencao2009.blogspot.com/2009/06/presidente-zelaya-falara-na-assembleia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário